sexta-feira, 9 de maio de 2008






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Quadrado branco sobre fundo branco

Malevitch, Kasimir

http://omeupequenoponei.blogspot.com/2007/11/os-meus-cones-16.html

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"Segue-se que, para que haja negação pictórica total (quer dizer, abstracta, no sentido em que as formas fazem linguagem, e se bastam a si próprias já não necessitando de um referente para se fazerem compreender), é preciso antes do mais que um movimento aleatório completo se apodere das formas e lhes tire a sua significação, movimento que, para ser completo, deve retroagir e atingir não só o referente (o representado na representação), mas o que, na própria forma, faz sentido ou permanece como um resto de inerência do conteúdo. Só assim o caos total se instalará e se tornará negação; só assim esta se distinguirá; só assim a pintura se poderá auto-reflectir, tomando o seu próprio movimento de formação da forma como único referente.»


Sobre Malevitch: José Gil, A Imagem-Nua e as Pequenas Percepções, Tra. M.S.Pereira, Lisboa, Rel.D'água, 1996, p.146.

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