quinta-feira, 8 de maio de 2008


Gilgamesh

.
«(...) O povo da cidade, grandes e pequenos, não está silencioso; ergue uma lamentação, todos os homens de carne e sangue erguem a lamentação. O destino falou: como um peixe preso no anzol, ei-lo estendido no leito, como uma gazela apanhada no laço. O desumano Namtar pesa sobre ele, Namtar que não tem mão nem pé, que não bebe água nem come carne.
Para Gilgamesh, filho de Nimsum, eles pesaram as suas oferendas; a sua cara esposa, o filho, a concubina; os seus músicos, o seu bobo e todos os parentes; os seus servos, os seus intendentes, todos os que viviam no palácio pesaram as suas oferendas por Gilgamesh, o filho de Ninsun, o coração de Uruk. Pesaram as suas oferendas para Ereshkigal, a Rainha da Morte, e para todos os deuses dos mortos. Pesaram a oferenda a Namtar, que é destino. Pão para Neti, o Guardião da Porta, pão para Ningizzida, o deus da serpente, o senhor da Árvore da Vida; e também para Dumuzi, o jovem pastor, para Enki e Ninki, para Endukugga e Nindukugga, para Enmul e Ninmul, para todos os deuses ancestrais, antepassados de Enlil. Um festim para Shulpae, o deus dos festejos. Para Samuqan, deus dos rebanhos, para a mãe Ninhursag e para os deuses da criação no lugar da criação, para o exército do céu o sacerdote e a sacerdotiza pesaram a oferenda dos mortos.
Gilgamesh, o filho de Ninsun, repousa no túmulo. No lugar das oferendas ele pesou a oferenda do pão, no da libação ele derramou o vinho. Naqueles dias partiu o senhor Gilgamesh, o filho de Ninsun, o rei, o incomparável, sem igual entre os homens, que não desprezou Enlil, seu mestre. Ó Gilgamesh, senhor de Kullab, grande é a tua glória!»
.
Gilgamesh, Op.cit., p.78.
Imagem: "Gilgamesh",Téc.mist. sobre madeira, 100x80(+-),2003.
Pintura de Luis Tavares.
Colecção do autor.

Sem comentários: