segunda-feira, 25 de agosto de 2008


Momento Zen no arco da velha.
_
Um homem estava interessado em aprender meditação. Foi até um zendo - local de prática meditativa zen - e bateu na porta. Um velho professor atendeu-o:
-Sim?
-Bom dia meu senhor, começou o homem, eu gostaria de aprender a fazer meditação. Como eu sei que isso é difícil e muito técnico, procurei estudar ao máximo, lendo livros e opiniões sobre o que é a meditação, as suas posturas, etc... Estou aqui porque o senhor é considerado um grande professor de meditação. Gostaria que o senhor me ensinasse.
O velho ficou a olhar o homem enquanto este falava. Quando terminou, o professor disse:
-Quer aprender meditação?
-Claro! Quero muito!, exclamou o outro.
-Estudou muito sobre meditação?, disse um tanto irónico.
-Fiz o máximo que pude..., afirmou o homem.
-Certo, respondeu o velho, então vá para casa e faça exactamente isto: NÃO PENSE EM MACACOS. O homem ficou pasmado. Nunca tinha lido nada sobre isso nos livros de meditação. Ainda meio incerto, perguntou:
-Não pensar em macacos? É só isso?
-É só isso.
-Bem, isso é simples de fazer, pensou o homem, e concordou. O professor então apenas rematou:
-Óptimo. Volte amanhã, e bateu a porta.
Duas horas depois, o professor ouviu alguém a bater freneticamente na porta do zendo. Abriu-a, e lá estava de novo o mesmo homem.
-Por favor ajude-me!, exclamou aflito o homem, desde que o senhor pediu para que eu não pensasse em macacos, não consigo mais deixar de me preocupar em NÃO PENSAR NELES! Vejo macacos por todo o lado!
_
_

2 comentários:

redonda disse...

:)
De vez em quando também penso que quero aprender meditação...

Luís de Barreiros disse...

Eu vou tentando, no meu dojo improvisado.
Zazen significa «meditação (Zen)sentada (Za)». Começa por aí...