sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Koan... Alegria... À beira do rio Hao...



"Tchouang-Tseu e Houei-Tseu passeavam sobre um dique do rio Hao. Tchouang-Tseu diz:" Vê como os robalos passeiam à sua vontade! Essa é a alegria dos peixes.
- Tu não és um peixe - diz Houei-Tseu. - Como sabes o que é a alegria dos peixes?
- Tu não és eu - responde Tchouang-Tseu. - Como sabes que eu não sei o que é a alegria dos peixes?
- Eu não sou tu - diz Houei-tseu -, e seguramente não sei o que tu sabes ou não. Mas como seguramente tu não és um peixe, é evidente que não sabes o que é a alegria dos peixes.
- Regressemos - diz Tchouang-Tseu - à nossa primeira questão. Tu perguntaste-me: como sabes o que é a alegria dos peixes? Sabias que eu o sabia, porque me perguntaste como é que o sabia. Eu sei-o porque estou à beira do rio Hao."




.
Koan citado por: Jean Baudrillard, O Crime Perfeito, Trad. Silvina Rodrigues Lopes, Lisboa, Relógio D'água, 1996, p.120.

Sem comentários: